A educação

"O Homem não é nada além daquilo que a educação faz dele" Immanuel Kant

terça-feira, 25 de outubro de 2011

PROPOSTAS DE PROJETOS

O processo educacional sempre foi alvo de constantes discussões e apontamentos que motivaram sua evolução em vários aspectos, principalmente no que tange a condução de metodologias de ensino por nossos educadores e a valorização do contexto escolar formador para nossos alunos. Para acompanhar tal evolução é necessário que sejam feitas constantes leituras a respeito dos assuntos expostos.
Através dos projetos pode-se desenvolver atividades planejadas e sequenciadas sobre um tema abordado envolvendo a interdisciplinariedade, onde se pode interligar diversos domínios do processo aprendizagem.
O sul-africano Seymour Papert é um dos maiores visionários do uso da tecnologia na educação. Em plena década de 1960, ele já dizia que toda criança deveria ter um computador em sala de aula. Assim como Paulo Freire, começou a ver que a escola era antipolítica. Paulo Freire é considerado um dos maiores educadores da atualidade e mundialmente respeitado pela sua práxis educativa através de numerosas homenagens.

Atividade 1.6

Durante o curso a troca de experiências ajudou muito para que pudéssemos realizar algumas atividades propostas. Os conteúdos foram de suma importância para minha mudança enquanto professora, procurei responder as atividades de acordo com meus limites.  Um ensinar mais compartilhado, orientado, coordenado pelo professor, mas com profunda participação dos alunos, individual e grupalmente, onde as tecnologias nos ajudarão. Aprendi que podemos modificar a forma de ensinar e aprender.
A formadora contribuiu de forma positiva esclarecendo nossas dúvidas e mantendo o ambiente motivado, de forma que sentimos estimulados a participar.
Desenvolveu-se na Escola Municípal Professora Socorro Amaral, o projeto Conhecendo Maurício de Sousa, onde na oportunidade os alunos tiveram acesso às revistas em quadrinhos escritas pelo autor, estudaram seus primeiros personagens, e os atuais.
O foco do projeto foi a turma da Mônica, inclusive os personagens Dorinha e Luca que são inclusos. Os alunos tiveram acesso a biografia, vídeos e telas produzidas por Maurício, e em determinadas situações de produção textual forma utilizados imagens de forma ilustrativa da turma. O objetivo principal foi conhecer a vida e a obra de Maurício de Sousa.
No decorrer do curso a troca de experiências ajudou muito para que pudéssemos realizar algumas atividades propostas. Os conteúdos foram de suma importância para minha mudança enquanto professora, procurei responder as atividades de acordo com meus limites. Aprendi que podemos modificar a forma de ensinar e aprender. Um ensinar mais compartilhado, orientado, coordenado pelo professor, mas com profunda participação dos alunos, individual e grupalmente, onde as tecnologias nos ajudarão.
A formadora contribuiu de forma positiva esclarecendo nossas dúvidas e mantendo o ambiente motivado, de forma que sentimos estimulados a participar.

Mapa Conceitual