A educação

"O Homem não é nada além daquilo que a educação faz dele" Immanuel Kant

sábado, 18 de junho de 2011

Microcentro da Escola Ativa


Local: Auditório da SEMEC
Data: 28/02/2011
Hora: 8h
Público Alvo: Professores das turmas multisseriadas
Coordenação: Maria Ivonete de Lima

Oficina de Gêneros Textuais

“ O rio atinge seus objetivos, porque aprendeu a contornar obstáculos.”

Objetivo geral: Identificar semelhanças e diferenças na organização de textos utilizados em diversos contextos de uso linguístico.

Conteúdo: Abordagens dos diversos gêneros textuais.

Texto: É toda e qualquer unidade de informação no contexto da interação; entendendo-se interação como ação entre sujeitos e interlocutores. Um texto pode ser oral ou escrito, literário ou não literário.

Gêneros textuais: São tipos específicos de textos de qualquer natureza, literários ou não. Modalidades discursivas constituem as estruturas e as funções (narrativas, dissertativas, argumentativas, procedimentais e exortativas), utilizadas como forma de organizar a linguagem. Dessa forma, podem ser considerados exemplos de gêneros textuais: atas, convites, anúncios, programas de auditório, crônicas, comédias, entrevistas, discursos políticos, agenda, blogs, videoconferência, fórum, reunião de condomínio, cardápio, propaganda, letras de música, notícias, poemas, fábulas, receitas, classificados, cartas, e-mail, bilhetes, horóscopo, bula, provérbios, contos, romances, editais de concursos, resenhas, lista de compras, cantigas de roda, biografias, etc.


Como trabalhar gêneros textuais nas diversas áreas do conhecimento?



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