A educação

"O Homem não é nada além daquilo que a educação faz dele" Immanuel Kant

domingo, 26 de junho de 2011

Plano de Aula - Projeto Poesia

PROINFO
Dados da aula                   Língua Portuguesa ( Leitura e escrira )
O que o aluno poderá  aprender com esta aula
- Desenvolver a vontade de ler poemas;
- Produzir textos à partir da leitura de poemas;
- Desenvolver habilidades de ouvir poemas e criar poemas.
- Despertar no aluno as questões: Onde? O que ? Como? E Por que ler?
- Conhecer diversos poemas

Duração das atividades
Aproximadamente 5 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com os alunos
- Conhecimento básico sobre o gênero poema.
- Ler e interpretar poemas
- Uso do dicionário

Estratégias e recursos da aula
- Sala de aula
- Cadernos, caneta, lápis de cor
- Textos impressos
- Aula colaborativa e cooperativa
- Roda de conversa para promover o diálogo sobre poemas
- Biblioteca
- Lousa
- Computador
- Livros
As atividades foram desenvolvidas da seguinte forma:
1° dia
- Apresentar o poema “Convite”  de José Paulo Paes.
- Pedir para os alunos comentarem o que leram e entenderam do poema
- Pedir aos alunos que manuseiem os livos recebidos, em seguida os mesmos deverão escolher um poema, de qualquer livro de poemas
- Pedir para que os alunos anotem o título do livro, o nome do autor e a editora
- Conversar com os alunos sobre  “o que é poema”.

2° dia
- Distibuir cópias da poesia “Tem tudo a ver” de Elias José e responder:
                • Como sabemos que esse texto é um poema?
• Por que o texto “tem tudo a ver” é diferente de uma notícia de jornal ou de contos de fada ?
• Qual é o assunto do poema?
• Por que o autor diz que a poesia tem tudo a ver com tudo?
• O que os poemas podem dizer, afinal?
• Quantas estrofes há no poema?
• Quantos versos há em cada estrofe do poema?
• Pesquisar no dicionário o significado das palavras poema e poesia.
• Explicar o que é: verso, estrofe, rimas, poema e poesia.
• Você gosta de poema?
• Sabe  nome de algum poema?
• Sabe o nome de algum poeta?
• Tem algum poema preferido?

3° dia
- Sensibilizar o aluno para perceber e identificar rimas no poema e assim criar suas próprias rimas.
- Distribuir cópias do texto “Duas dúzias de coisinha à-toa que deixam a gente feliz”
- Pedir para desenharem ou escrverem coisas do dia-a-dia que os deixam felizes.
- Conversar com os alunos sobre o texto: o que acharam, o que sentiram, etc.
- Falar sobre rimas e assimilar com eles as rimas do poema.
- Em gupo, pedir para produzirem um texto.
- Incentivar o uso de rimas.
- Depois de pronto cada grupo lerá para a turma o texto que produziram.

4° dia
- Trabalhando com acróstico
- Distribuir cópia do acróstico do poeta popular Patativa do Assaré
- Fazer a leitura com os alunos
- Explicar o que é um acróstico
- Cada aluno deverá produzir um acróstico com o seu nome e falar de si
- Preparar um mural com esses acrósticos

5° dia
- Conversar com os alunos sobre alguns temas que dariam bons poemas
- Produção individual de um poema
- Atividade de troca de poema entre os alunos, em que eles deverão ler para a turma o poema do colega.
- Elaboração de um mural para a exposição dos poemas

Avaliação
                A avaliação será contínua observando-se e registrando a participação, o interesse, e o desempenho de cada aluno durante o desonvolvimento das atividades realizadas, bem como os avanços e dificuldades dos mesmos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário