A educação

"O Homem não é nada além daquilo que a educação faz dele" Immanuel Kant

terça-feira, 20 de setembro de 2011

PROJETO PEDAGÓGICO PEQUENOS LEITORES, FUTUROS ESCRITORES

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURRAIS NOVOS
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA SOCORRO AMARAL
CURSO: PRÓ-LETRAMENTO
CARGA HORÁRIA: 60H
PROFESSORA: ANA LUIZ

PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO 1º AO 5º ANO















PROJETO PEDAGÓGICO:

PEQUENOS LEITORES, FUTUROS ESCRITORES.

















CURRAIS NOVOS/RN
2011
              COORDENADORES: Maria Ivonete de Lima
                                                    Neusa Cardoso Miguel
 











PROJETO PEDAGÓGICO
PEQUENOS LEITORES, FUTUROS ESCRITORES
















PROFESSORES ENVOLVIDOS:

Aguinilda de Fátima B.F. Araújo
Bruna Lucélia M. de Brito Araújo
Edmilson Pereira
Irani Medeiros dos Santos
Iramar Freire
José Valter Florêncio
Maria das Vitória de A. Macêdo
Maria de Jesus de Lima
Marliete dos Santos Soares
Teresa Bianca de M. Silva





DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

          Como superar as dificuldades frente ao processo de aquisição da leitura e escrita, para que os alunos aprendam a ler, interpretar e compreender textos.

JUSTIFICATIVA

          De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998) o fracasso escolar no Ensino Fundamental reside no que se refere à leitura e escrita, por parte dos alunos, ao aprender a ler, interpretar e compreender textos. Portanto diante das dificuldades constatadas com relação ao processo de aquisição da leitura e escrita para o desenvolvimento das competências relacionadas a compreensão e produção de diferentes gêneros textuais, sentimos a necessidade de elaborar um Projeto que viabilize a superação das dificuldades frente ao processo de aquisição da leitura e escrita.
         A prática de leitura e escrita é uma tarefa essencial para construção do conhecimento. Ler é um bom começo na vida de qualquer indivíduo, além de dar prazer, permite o conhecimento do ser humano, favorecendo o desenvolvimento de idéias, conceitos e valores próprios e coletivos.
          Então, para este projeto, a tarefa principal é promover a motivação para a leitura e escrita nos educandos, pois acreditamos que somente através do interesse do próprio leitor é que se pode alcançar um bom nível de compreensão textual que se reflita em proficiência na escrita, já que “o sentido de um texto é constituído na interação textos-sujeito e não algo que preexista a essa interação”. Koch & Elias, 2006:11)
OBJETIVO GERAL:

          Ao final do projeto esperamos que os alunos tenham desenvolvido o hábito da leitura e escrita a partir do contato com os diversos textos que circulam socialmente.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

ü  Ampliar progressivamente a competência leitora e escritora.
ü  Desenvolver o hábito de leitura e escrita dentro e fora da sala de aula.
ü  Fazer uso do dicionário com facilidade e compreensão.
ü  Produzir livros com reconto escritos dos textos lidos.
ü  Apreciar o resultado dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula.
ü  Desenvolver práticas de leitura oral e escrita.
ü  Diversificar os meios de incentivos à leitura, utilizando jogos, sucatas e dramatização.
ü  Despertar o prazer pela leitura através de diversas fontes bibliográficas.







CONTEÚDOS:

ü  Leitura e interpretação dos diversos textos.
ü  Produção e reprodução de textos (coletivos, em dupla e  individual).
ü  Uso do dicionário para resolver dúvidas ortográficas e de significados.
ü  Organização alfabética de um dicionário.
ü  Linguagem verbal e não verbal.
ü  Linguagem formal e informal.
ü  Segmentação entre as palavras.
ü  Coerência textual.
ü  Revisão e reescrita do próprio texto com ajuda do professor observando: aspectos da estrutura textual, aspectos morfossintáticos e organização gráfica do texto.
ü  Textos da vida cotidiana.
ü  Lista temática.
ü  Jogos variados

AVALIAÇÃO

ü           Processar-se-á de forma contínua, com base na participação e no desempenho dos alunos nas atividades propostas.
ü           Ao final das atividades desenvolvidas durante o projeto, esperamos que os educando manifestem seus talentos e sejam capazes de ler, interpretar e produzir diferentes tipos de textos.



CRONOGRAMA

1ª ETAPA:
Apresentação do projeto para as turmas do 1º ao 5º ano.

ABERTURA:
ü  Mensagem;
ü  Música (a biblioteca);
ü  Contação de história
ü  Apresentação.

2ª ETEPA:
Selecionar livros, textos com quadrinhas, músicas, canções, fábulas e parlendas.

3ª ETAPA:
Criar uma rotina para os momentos de leitura:
ü  Apresentar livros para os alunos;
ü  Roda de leitura;
ü  Recitar a parte do livro que mais gostou;
ü  Empréstimos diários dos livros da sala;
ü  Leitura compartilhada (trazida pelos alunos).

4ª ETAPA:
Viagem literária (1º E 2º ano)
Caderno literário (3º ao 5º ano)

5º ETAPA:
ü  Produção escrita;
ü  Produto final – Livro
ü  Expo cultural – Ler e Escrever.


BIBLIOGRAFIA
KOCH, Ingedore Villaca & Elias, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2ªed. São Paulo: contexto, 2006.

Parâmetros Curriculares Nacionais: língua Portuguesa/ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. 3ª ed. – Brasília: A secretaria, 2001.



Nenhum comentário:

Postar um comentário